Conteúdo
Por que investir no treinamento constante da equipe?
19/01/2018

Por que investir no treinamento constante da equipe?

Os treinamentos de equipe são primordiais para o crescimento e aumento das vendas de pequenas, médias e grandes empresas. A grande questão que vem batendo à porta dos profissionais de RH e gestores é como capacitar a equipe e motivá-la ao mesmo tempo.

Estimular e reter os talentos da empresa parece uma tarefa muito longa e árdua, não é mesmo?  Muitos gestores ainda tem a ideia de que o funcionário já deve vir preparado para o mercado de trabalho e será recompensado pelo seu próprio salário.

Mas, hoje em dia, é muito raro encontrar profissionais que ficam muitos anos em uma mesma companhia plenos e satisfeitos. Se os funcionários não veem resultados imediatos, logo ficam desanimados e procuram emprego em outras empresas aumentando o turnover e bagunçando todo o organograma.

Com o treinamento, você mune os funcionários de ferramentas para que alcancem seus sonhos e tenham vontade de permanecer onde estão. Isso faz com que a empresa mantenha o ritmo e acabe economizando, pois, um treinamento custa menos do que ficar trocando a equipe a toda hora.

A empresa deve pensar no treinamento de equipe como um investimento a médio e longo prazo e não como despesa.

Profissionais capacitados se tornam muito mais autoconfiantes e estimulados a alcançar cada vez mais seus objetivos. Uma vez identificado como você pode capacitar esse profissional, as chances de tê-lo por um período maior são muito maiores.

Quais tipos de treinamento posso promover?

Já se foi o tempo em que os treinamentos de equipe se baseavam apenas em palestras e explicações sobre novos sistemas e métodos da empresa. A grande chave está em estimular e unir a equipe. Esse tipo de treinamento fortalece o aprendizado mútuo e traz benefícios para o fluxo de trabalho. Um funcionário bem treinado pode treinar novos funcionários, agregando valor à empresa.

Promover encontros, workshops com personalidades que são referência na área de atuação, materiais de interesse dos funcionários, estímulo à cultura, educação e esportes são formatos de treinamento muito eficazes e pouco explorados pelas empresas que desejam reter os talentos de sua equipe.

Cursos do interesse dos colaboradores, laboratórios de férias, grupos de estudo, premiações também são excelentes formatos de treinamentos que diferem dos convencionais realizados das 8h às 18h com pouco intervalo e, geralmente, cansativos.

Conversar com os colaboradores e perguntar o que poderia motivá-lo a levantar cedo todos os dias, o que ele acha que poderia melhor sua forma de atuação dentro da empresa, também é uma forma de saber como treiná-lo.

Jogos entre as equipes em um treinamento que promovam competitividade é uma forma de estimular as ações dentro da empresa, claro que com uma boa dosagem de bom senso, pois o objetivo é estimulá-los a crescer e não se desentender com o restante da empresa.

Com o treinamento vem o aperfeiçoamento e a transformação das boas intenções em bons resultados. Um bom treinamento não muda as pessoas, mas tem o poder de transformá-las.

Esperamos ter ajudado você a entender um pouco mais sobre a importância de inovar no treinamento da equipe e conseguir alcançar resultados promissores.

Talvez nosso último post seja útil para você também. Nele, nós damos 8 dicas sobre como manter os funcionários engajados em 2018.  Veja AQUI.

Sorte e sucesso sempre!