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Como criar uma pesquisa de satisfação pós-evento?
31/07/2019

Como criar uma pesquisa de satisfação pós-evento?

A produção de um evento é sempre mais bem sucedida quando há harmonia entre o público-alvo e o objetivo da ação, porém muitas empresas ainda pecam na hora de montar a produção por não conhecerem muito bem os gostos, vontades, disposição de investimento e preferências do seu público consumidor.

Toda uma produção pode ir por água abaixo se não estiver pautada no público-alvo. E isso pode gerar perda de dinheiro, perda de patrocinadores e tempo!

No marketing, existem várias estratégias para fazer isso. Algumas das possibilidades são a análise de concorrência, o estudo de tendências de mercado ou a pesquisa de satisfação. O ideal é mesclar um pouco de todas elas e criar um projeto personalizado para o seu negócio.

No post de hoje, vamos falar de um assunto que você já conhece, mas talvez ainda não tenha explorado tanto. Vamos falar de como criar uma pesquisa de satisfação para saber o que os convidados acharam do seu evento para replicar os acertos nas produções futuras e/ou corrigir os erros identificados.

Itens que devem conter na sua pesquisa 

  • Perguntas fechadas – cansam menos o entrevistado
  • Perguntas que possibilitem a avaliação do nível de satisfação em um determinado assunto (0 a 10)
  • Pontos que instiguem o entrevistado a responder sobre sua experiência no evento
  • Espaço para opiniões, sugestões e reclamações (pode haver perguntas abertas nesse caso) 
  • Número de perguntas podem variar de 8 a 12 questões, mais que isso fica cansativo e você perder o entrevistado no meio do caminho.
  • Presenteie seu cliente no final da pesquisa. Você pode oferecer desde um voucher de desconto até um brinde ou pequena lembrança a ser enviado no endereço cadastrado. Acredite, esse investimento não chega aos pés do retorno que você terá.

Qual melhor canal para lançar uma pesquisa de satisfação?

Onde aplicar a pesquisa de satisfação é um ponto de extrema importância, pois de nada adianta montar um questionário perfeito e muito bem elaborado se os participantes não abrirem a pesquisa.

Uma opção tradicionalmente utilizada pelas empresas é fazer o envio do questionário via e-mail mkt, pois além de baixo custo é uma forma menos incômoda de “pedir” gentilmente um feedback sobre o evento.

Sua empresa pode optar também por pesquisas de satisfação em grupo, via whatsapp ou até mesmo ao vivo (quando o evento é direcionado ao público interno). Não é muito usual, mas pode ser uma ideia bem interessante, se bem estruturada, escolher um local agradável, que pode ser uma sala alocada com uma cenografia e gastronomia montada especialmente para a ocasião, onde o grupo selecionado para responder à pesquisa se sinta privilegiado e goste ainda mais da experiência com sua empresa.

Na hora de selecionar um grupo de participantes do evento (aqui, você deve se atentar à faixa etária e gênero dos participantes que deseja ouvir), faça um bate papo (com um roteiro em mãos para ser previamente seguido) breve, pois reuniões muito extensas são facilmente recusadas devido às outras atividades desempenhadas pelas pessoas e não se esqueça de sempre recompensá-las indicando novas experiências dentro do seu universo.

Hoje em dia, com o multifuncional Instagram, é possível também utilizar as ferramentas oferecidas nessa rede social. Além de zero custo, as chances das pessoas interagirem são muito maiores, uma vez que quase sempre estão conectados e prontos para dar suas opiniões. Você pode mesclar fotos dos principais momentos do evento e colocar a ferramenta enquete para obter o feedback!

pesquisa no instagram

Ao invés de fazer a pesquisa de satisfação pós-evento, você também pode fazer o caminho inverso: coletar informações na inscrição da ação. Se sua empresa enviar o convite eletrônico e pedir os dados para cadastro dos convidados, é possível acrescentar uma pergunta ou mais em relação ao evento e às expectativas dos participantes. Isso é ótimo, porque uma avaliação pré-evento ajuda a consertar ou colocar no radar o que faltava.

Cada pesquisa respondida merece um agradecimento à altura. Lembre-se sempre que o entrevistado não ganhou nada para lhe passar sua opinião e que sua empresa lucrou qualitativamente com isso, por isso um e-mail de resposta, mesmo que automático, deve ser preparado com carinho.

O que a empresa ganha com as pesquisas de satisfação?

Mais assertividade em treinamentos, mais interação por parte dos colaboradores e clientes e melhores resultados!

Pesquisas de satisfação geram conhecimento de público que geram comunicação assertiva que geram clientes e colaboradores fiéis! Legal, não? 

Uma pesquisa de satisfação bem respondida é um ouro para a empresa que pouquíssimo investiu nessa ação e muito ganhou com o feedback que obteve.

Com uma boa gestão das informações colhidas na pesquisa é possível traçar um plano de marketing mais eficiente para amadurecer ainda mais suas produções, sem contar no relacionamento que você cria com seus clientes e potenciais clientes. 

A pesquisa de satisfação não beneficia somente a empresa, mas também quem a recebe, pois o entrevistado se sente valorizado e importante para a marca ao ser convidado a expressar sua opinião.

E isso não é tudo… Se você quiser saber mais sobre como o São Paulo Center pode te ajudar a criar uma pesquisa de satisfação pós-evento, é só clicar aqui!