Conteúdo
A importância do compliance para o mercado de trabalho
20/07/2018

A importância do compliance para o mercado de trabalho

Após os constantes escândalos que ocorreram ao longo da operação Lava-Jato, a Lei, os setores administrativos e financeiros das empresas estão cada vez mais visados. Um estudo realizado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) aponta que a corrupção é o segundo maior problema do país, ficando atrás apenas do desemprego.

Por isso, é importante que empresários se mantenham íntegros e transparentes íntegro para garantir boas condutas. Justamente por conta desses episódios, em janeiro de 2014 entrou em vigor a lei 12.846/13, também conhecida como Lei Anticorrupção.

Essa medida visa diminuir as irregularidades dentro de grandes e pequenos empreendimentos de todo o país. Para facilitar e padronizar o que pode ou não ser realizado, foi criado o método de compliance. A palavra originada no inglês vem de “to comply with”, que em uma tradução livre significa “agir de acordo com”. Ou seja, estar em conformidade com o que foi imposto por alguma organização.

Mesmo com a importância da implantação desse processo, uma pesquisa divulgada pela KPMG 43% das empresas brasileiras ainda não aderiram ao compliance. De forma geral, essa estratégia trata-se de ferramentas que auxiliam na gestão empresarial, seja como código de conduta, políticas internas, procedimentos, normas específicas ou regras operacionais, por exemplo.

Para delimitar esses princípios, é necessário a assistência de um profissional da área jurídica especializado nesse recurso. É de extrema importância que esses ensinamentos sejam passados para todos os funcionários também. Afinal, mesmo que um diretor ou gerente seja trabalhe de forma honesta, uma corporação é formada por diversas pessoas, que podem errar. O pior é que quem paga por esses erros, são os empresários, mesmo que não tenham conhecimento dessas práticas corruptas.

Vale a pena investir em uma série de treinamentos, para evitar futuros furos e problemas maiores. A São Paulo Center conta com doze salas modulares, preparadas para receber diversas equipes a andar juntamente com um país mais justo. Peça agora mesmo um orçamento e não fique fora dessa. Esperamos que tenham gostado do conteúdo. Deixe nos comentários outros temas que você tenha dúvidas e que queira ver em nosso blog.