Conteúdo
Como se comportar em festas de final de ano?
12/12/2019

Como se comportar em festas de final de ano?

O tempo realmente passa muito rápido, não é mesmo? Mal vimos o ano passar e já estamos quase na festa de final de ano. E essa época do ano traz consigo as tradicionais festas de final de ano da empresa. Esse é um momento muito importante entre os funcionários, pois pode estreitar laços e fazer com que eles conheçam pessoas de outros setores. No entanto, é preciso se lembrar de algumas regrinhas de etiqueta. Vamos às dicas!

Bom senso

Nunca é demais alertar, TENHA BOM SENSO! Devemos lembrar que, apesar de ser uma época de alegria e muitas festas, ainda estamos em um ambiente corporativo. Por isso é importante se atentar para o seu comportamento e atitudes, elas devem, durante todo o tempo, refletir os valores e crenças da empresa.

Evite excessos

A festa de final de ano de uma empresa, tem como principal objetivo criar laços entre todos os membros que compõem a organização, para que eles formem um verdadeiro time. O sucesso de toda empresa depende diretamente da integração de todas as suas equipes, e quando os seus profissionais se conhecem melhor tendem a colaborar uns com os outros para alcançar os objetivos propostos. Por isso preze ao máximo por respeito pelos seus colegas e não tenha atitudes que possam causar algum tipo de incomodo ou saia justa.

Uma recomendação importante é: não exagerar na bebida. Mesmo que seja open bar, evite vexames que podem lhe render arrependimentos ou até mesmo uma demissão. Evite qualquer tipo de excesso que possa manchar sua carreira ou o nome da empresa.

Um caso que reflete bem essa recomendação é o caso da Sales Force, empresa norte-americana de softwares sediada no Vale do Silício, um concurso de fantasia durante a festa de fim de ano, resultou em três demissões, incluindo a do presidente da filial nacional. O motivo foi que um dos funcionários se fantasiou de “negão do Whatsapp”, um conhecido meme que circula no aplicativo de troca de mensagens em que um homem negro aparece com uma toalha azul no ombro e o pênis à mostra. A foto dele, ao lado do diretor comercial de outros funcionários, foi vista pela liderança da empresa, na sede da multinacional nos Estados Unidos, em São Francisco, que ficou chocada. Na imagem, ele aparece com uma toalha no ombro exibindo uma prótese para simular o personagem. Existem rumores de que a denúncia tenha partido de funcionários que se sentiram ofendidos com a “brincadeira” inadequada.

Definitivamente é um exemplo muito claro de como não se comportar no ambiente de trabalho. Como o próprio nome diz, a festa de final de ano é um momento de celebração pelo esforço de todos e resultados alcançados.

Amigo secreto da festa de final de ano

Além das celebrações pelos resultados, outro elemento comum nessa época é o amigo secreto. No entanto, quando realizado no ambiente profissional, é importante estar atento para não cometer nenhuma gafe. Procure saber o gosto e preferências da pessoa que tirou para presentear, o que ela deseja ou se pediu algum presente específico. Também é interessante tentar descobrir se a pessoa é diabética ou alérgica, caso você queira presentear com algum chocolate ou pelúcia, por exemplo.

Outra dica: se o sorteado for algum desafeto seu, a melhor opção é conversar com seus superiores e com a própria pessoa para tentar resolver qualquer desavença que tenham, para evitar constrangimentos.

Siga o valor estipulado para a compra do presente, ou seja, não dê algo acima do preço combinado só porque tirou o seu chefe. Você pode ficar com fama de puxa-saco. O importante é ter equilíbrio e bom senso na hora de escolher e entregar o presente, mantenha sempre em mente o objetivo de um evento como esse.

Gostou das dicas? Pretende fazer uma festa de confraternização agora no final do ano?
Conseguimos atender todos os formatos de confraternização no Clube Paineiras. Temos valores especiais para esse tipo de evento. Você ainda conta com um atendimento completo, só aqui no São Paulo Center você tem todas as necessidades para o seu evento em um único orçamento.
Que tal agendar uma visita conosco? É só entrar em contato:
http://www.saopaulocenter.com.br/orcamentos/
(11) 2142-3600
eventos@saopaulocenter.com.br