a
d

WE ARE BRUNN

Let’s Work Together

Image Alt

São Paulo Business Center

Evento híbrido na Pandemia

Como o mercado de eventos está encontrando soluções para novos desafios

É inegável que a chegada do Coronavírus afetou diretamente todas as frentes de
mercado no mundo todo e o segmento de eventos foi o mais afetado pelo vírus,
segundo uma pesquisa do Sebrae realizada em abril de 2020.

IMAGEM 22

O isolamento social que foi imposto para o combate ao contágio do vírus,
naturalmente teve um impacto muito grande para o mercado de eventos, trazendo
agora novos desafios para o setor que em meio à pandemia vem buscando soluções
para manter a agenda de palestras e congressos. Dado esse cenário quem vem
ganhando força são os eventos híbridos que pedem um novo planejamento, mas
garantem a mesma conexão e engajamento com seus clientes e público-alvo.

Por definição “híbrido” é aquilo que é composto por elementos diferentes, então
evento híbrido é um acontecimento (congresso, fórum) com funcionamento presencial
e virtual ao mesmo tempo. Essa tendência já é um grande sucesso na área dos games
com campeonatos presenciais transmitidos para o mundo todo, como acontece com o
mundial de Lol (League Of Legends), o game mais jogado do mundo chegou a atrair 44
milhões de espectadores simultâneos.
Essa alternativa veio se desenvolvendo para transformar a experiência cada vez mais
funcional e assertiva, visto que já existem ferramentas de interação entre um
palestrante (por exemplo) e o público.
O que era uma opção pouco usada pelas empresas antes da pandemia (apenas 11%,
segundo a Panrotas), se tornou uma ferramenta poderosa de interação com o público
e de ajuda para alavancar a marca em momento de mudança e crise.
Redesenhar uma estratégia com o amparo da tecnologia é crucial para quem precisa
se reinventar. E o formato híbrido é uma ótima oportunidade para quem procura
soluções vantajosas nesse momento tão delicado.”
Na ponta da caneta, esse tipo de evento tem um ótimo custo benefício em relação ao
jeito tradicional, por não precisar se preocupar com grandes locações, transporte, e
até mesmo passagens aéreas, tudo pode ser feito remotamente.
Outra vantagem é a de ter todo o material gravado e poder consumi-lo
posteriormente, sem contar que, com os recursos das transmissões remotas, a
expansão da audiência ajuda a reunir pessoas do mundo todo em prol de um único
tema.
Um bom exemplo a ser usado é da XP Investimentos, que organiza desde de 2011 a
EXPERT, um evento que em sua edição de 2019 alcançou números históricos, com
20.000 participantes. E neste ano de 2020, reformularam o evento que passou a ser
aberto e online para o público, contando com participações de profissionais de
diversas áreas da economia, da política e de diversas outras áreas do mercado, sendo
possível acessar mais de 200 horas de conteúdo como palestras de grandes nomes da
atualidade, que vão desde o ministro Roberto Barroso, passando por Leandro Karnal e
o presidente da B3, Gilson Finkelsztain.
IMAGEM 23
O evento fez tanto sucesso que conseguiu atingir a marca de 5 milhões de
espectadores e teve recorde na abertura de contas no mês de julho, cerca de 10% a
mais que nos outros meses deste ano.
Mesmo com toda essa gama de incertezas trazidas pela Covid-19, essa ferramenta veio
para ficar, seja para eventos corporativos ou até mesmo para sociais (casamentos,
batizados e etc.)
O evento híbrido veio para atender uma demanda que é cada vez mais digital,
permitindo obter mais informações sobre o público-alvo, além de um bom mailing.

Independente da crise, o potencial desse tipo de evento já é uma realidade.

Gostou do conteúdo? Clique aqui (LINK PARA FORMULÁRIO) e se inscreva para receber
mais materiais do SÃO PAULO BUSINESS CENTER.