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Divulgar seu evento antes, durante e depois – Saiba a importância
30/04/2019

Divulgar seu evento antes, durante e depois – Saiba a importância

Preparar um evento é muito bacana e instigante. Reproduzir a ideia que antes só estava no papel é algo realmente motivador e que pode gerar resultados surpreendentes para a empresa, mas para que o evento seja um sucesso é preciso se atentar a um fator chave: como divulgar seu evento.

Esse fator deve ser levado em conta não apenas em quantidade, mas em qualidade. De nada vai adiantar um evento cheio de pessoas que não têm intenção de investimento ou fogem do target da marca. Por isso, a divulgação de um evento deve ser muito bem estruturada, pois nela consiste o coração da sua ação: quem serão os convidados, ou seja, para quem a empresa está investindo.

A divulgação do evento precisa vir no topo da sua lista de atividades e precisa de atenção permanente no pré, durante e pós-produção. A seguir, vamos falar mais sobre o assunto e ajudar sua empresa a traçar um bom planejamento em todas as fases que seu evento deve ter para ser um sucesso!

Quem é o público-alvo e como falar com ele?

Nessa fase, é preciso definir o perfil do seu público e bolar estratégias para criar uma comunicação com ele. Saber onde ele está, do que gosta, quais redes sociais acessa, que lugares frequenta, já podem te dar um bom norte.

Feito isso, é hora de preparar o convite!

A mensagem utilizada em todos os canais de divulgação deve possuir o tom do seu público e ainda transmitir a identidade e o diferencial do evento que você está promovendo. Links para compartilhar o convite a um amigo ou convites que comportem acompanhantes são bacanas e costumam ter melhor aceitação.

Dica da casa: Tente ser o mais criativo possível na divulgação do seu evento. Além de atrair o público-alvo e despertar interesse, vai fazer com que a notícia se espalhe e atraia ainda mais perfis semelhantes que talvez sua estratégia ainda não tenha alcançado.

O segredo está em encontrar as mídias que chegam às pessoas que se interessam pelo seu evento!

Divulgar seu evento enquanto acontece

Utilizar a internet é a forma mais prática e rentável que nos possibilita transmitir ao vivo o que está acontecendo. Quantos eventos você já não acompanhou via Instagram? 

Pois então, use os stories da empresa para compartilhar com quem não está presente os principais acontecimentos, as presenças ilustres, sorteios, brindes, minuciosidades do buffet servido, e lembre-se sempre de marcar os envolvidos na imagem para gerar ainda mais interação!

Dica da casa: Criar um ambiente instagramável dentro do seu evento é uma novidade ainda pouco explorada pelas marcas, mas que já vem surtindo muito efeito. Como fazer? Simples! Escolha um ambiente dentro do espaço do seu evento e decore-o de acordo com a proposta e com os pontos principais da ideia que você desejar passar ao público. Esse local será exclusivo para as pessoas tirarem fotos e postarem no Instagram contribuindo para a divulgação boca-a-boca. Capriche e acompanhe os resultados!

A divulgação durante o evento é uma forma de manter relacionamento aquecido com os clientes e produzir conteúdo para alimentar as redes sociais da empresa.

Divulgar pós-evento

Nessa parte é importante prezar pela agilidade e não deixar para informar ao público os resultados do evento muito tempo depois da produção. 

O envio de fotos, material de apoio, brindes de agradecimento e até a divulgação de resultados alcançados com o evento são muito bem-vindos quando feitos até 15 dias pós-ação. 

Dica da casa: Tem coisa mais personalizada do que receber em casa uma fotografia tirada no evento ou um brinde com uma tag de agradecimento? É nesse momento que você também deve aproveitar para colher o feedback dos convidados e soltar a pesquisa de satisfação 😉 

Não esqueça que esse mesmo feedback pós-evento também pode ser coletado com patrocinadores, expositores e, até mesmo, palestrantes.

Trabalhar o pós-evento é tão importante quanto o pré, pois depois que o evento passa, o que a empresa mais precisa é manter o relacionamento com o cliente, não é mesmo? E para deixar sua marca fresquinha na cabeça dele, sempre com uma boa impressão, é necessário atuar na divulgação pós-evento também. 

Durante o evento é provável que você ou, até mesmo, seus participantes, produzam muito conteúdo que possa divulgar seu evento posteriormente. Basta reuni-lo e, em seguida, criar uma agenda de publicações. Redes sociais, como o Facebook, permitem, inclusive, que você agende postagens futuras.

Além disso, ações periódicas podem manter o engajamento continuamente alto, evitando que você precise construir um novo relacionamento quase do zero com o seu público.