Conteúdo
Diferenças entre Evento Social e Corporativo
09/02/2017

Diferenças entre Evento Social e Corporativo

De acordo com o Dicionário Aurélio, a palavra evento significa acontecimento.
E tanto na vida pessoal quanto profissional, diversos acontecimentos são vivenciados. E muitos deles precisam de um registro especial, que comunique também para as outras pessoas.

Eventos sociais são todos aqueles que não tem função comercial e tem como objetivo a comemoração de um momento marcante de determinada fase da vida, muitas vezes vinculados a um sonho.

Entre eles, podemos destacar:

– Formaturas
– Casamentos
– Aniversários
– Festas

Já os eventos corporativos são voltados para empresas, instituições. Eles geralmente tem como objetivo informar ou fazer uma comemoração, porém é sempre vinculado à empresa. Números de vendas, treinamentos, confraternizações: nesses casos a empresa é sempre o link. Os principais tipos são:

Congressos: Geralmente são reuniões periódicas, podendo estar associadas a membros de uma associação ou entidade. O tempo de duração pode variar entre dois e cinco dias normalmente.

Conferências: São encontros realizados para transmitir uma mensagem, possuindo curta duração.

Workshops: São atividades que proporcionam interação entre os condutores do workshop e seus participantes. Não duram mais de três horas e muitas vezes podem acontecer dentro de algum congresso.

Simpósios: Evento que participam diversos palestrantes, com temas diferentes. Normalmente, o tempo de duração não ultrapassa de duas horas: cada apresentação dura cerca de 15 minutos.

Cursos ou Seminários:
Encontro em que determinado tema é desenvolvido de maneira mais aprofundada, no qual quem ministra expõe seu ponto de vista. O tempo de duração pode variar: de horas até meses.


Principais detalhes de cada Evento


Social

É necessário olhar para cada tipo de evento social e fazer o planejamento. Casamentos, por exemplo, são eventos sociais repletos de detalhes, entre eles: decoração, buffet (opcional), trajes, trilha sonora, lista de convidados, Dj (opcional), fotógrafo e muitos noivos também fazem um site para rsvp, contendo fotos, história do casal e informações sobre o grande dia.
É importante certificar-se e testar tudo (equipamentos, iluminação,etc) antes do dia a fim de evitar surpresas desagradáveis. Conhecer a qualidade dos serviços dos fornecedores é fundamental. O ideal também é ter a assessoria de alguém que seja responsável por gerenciar o timing e a execução de cada serviço para garantir a excelência.
De uma forma em geral, a sonorização é o item mais utilizado em eventos sociais, por serem mais festivos: afinal, a sua origem pode estar ligada à realização de um sonho.

Corporativos

Os eventos corporativos nem sempre possuem decoração: que são mais utilizadas em ocasiões comemorativas, como é o caso das confraternizações de fim de ano.
A localização é um fator importante para ser analisado também, juntamente com a aprovação do budget.
Investir em eventos corporativos contribui (e muito) para o engajamento e a performance de cada profissional, tendo como objetivo o seu desenvolvimento.
A projeção, sonorização e os equipamentos também são itens que devem ser testados antes de cada apresentação.

Conclusão

Tanto os eventos sociais quanto corporativos precisam de planejamento e de alguém que acompanhe sua condução: sempre com muita atenção aos detalhes – que podem ser decisivos para o seu sucesso.

Bibliografia

https://www.eventbrite.com.br/blog/pre-evento/que-tipo-de-evento-me-convem-organizar-caracteristicas-gerais-de-cada-evento-ds00/

https://dicionariodoaurelio.com/evento

http://blogrp.todomundorp.com.br/2012/07/voce-sabe-diferenciar-os-tipos-de-eventos/