Conteúdo
Dicas para Melhorar o Trabalho em Equipe
03/02/2017

Dicas para Melhorar o Trabalho em Equipe

O objetivo de todo líder é obter bons resultados com sua equipe. Além das competências técnicas de cada funcionário, existem habilidades pessoais importantes que precisam ser desenvolvidas. Selecionamos algumas delas:

Confie na equipe e delegue responsabilidades

O sentimento de superação de desafios move o ser humano. Ao delegar tarefas, você demonstra que confia em sua equipe, tornando-a também mais engajada.


Consulte-os na tomada de decisões


Ainda que já tenha a decisão tomada com relação à determinada situação, o fato de consultar os membros da sua equipe mostra que você valoriza a visão de cada um, sendo também uma maneira de informar a todos o que acontece dentro da empresa. O diálogo é fundamental.


Resolva os problemas na hora

Mesmo que um problema pareça simples, não demore para resolvê-lo. Optar por uma comunicação franca e transparente elimina possibilidades de qualquer mal-entendido, melhorando o clima.


Ofereça ajuda

Quando perceber que alguém está com dificuldades, ofereça ajuda. É uma ótima forma de unir as pessoas, fortalecendo a confiança e, além de tudo, agiliza o trabalho da própria empresa.


Reconheça os bons e maus trabalhos

Saber reconhecer quando a equipe corresponde às expectativas da empresa é importante. Ao precisar abordar os membros quando determinado trabalho não é entregue da maneira desejada, faça de forma compreensiva. Cultive elogios. Afinal, criticar algo depois que está finalizado é mais fácil.


Estabeleça objetivos e funções

Definir as metas e objetivos de cada um é um passo fundamental para que os resultados sejam alcançados.


A Importância do Planejamento

É comum que ao realizar diversas atividades as pessoas tenham uma tendência à dispersão. Por isso é necessário realizar o planejamento e acompanhar os resultados obtidos, de acordo o tempo previsto.


Atenção ao pensamento coletivo

Ao anunciar decisões, pode acontecer de um grupo permanecer resistente às mudanças, ignorando as outras opiniões. Nesse caso, é necessário que o grupo ouça os outros pontos de vista e aceite o fato de que pode errar.

 

Segue também um vídeo do Professor Mario Sergio Cortela sobre engajamento:

 

Fontes: http://www.ledermanconsulting.com.br/educacao-corporativa/5-dicas-para-desenvolver-o-trabalho-em-equipe-na-sua-empresa/

http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/dicas-para-o-trabalho-em-equipe/

http://www.minhagestao.com/artigos/10-dicas-para-se-trabalhar-em-equipe/