Conteúdo
Conheça os formatos de eventos mais adequados para suas necessidades
07/12/2017

Conheça os formatos de eventos mais adequados para suas necessidades

Conheça os formatos de eventos mais adequados para suas necessidades

Quando o assunto é evento, logo vem na cabeça aquela dúvida: que tipo de evento fazer para agradar meu público? Questões como a mensagem que se quer passar e o objetivo principal do evento devem ser levantadas na hora da escolha do formato.

Existem diversos benefícios em saber escolher o formato correto para o seu tipo de eventos, e o principal deles é evitar o desperdício do valor investido, ou pior, oferecer um evento que não se adeque à proposta real da empresa.

Já pensou em oferecer um coquetel com bebidas finas às 9h da manhã ou colocar dezenas de mães com filhos pequenos para assistir uma palestra de horas? Não daria nada certo. Por isso, na hora do planejamento, você precisa ter muito bem estruturado tanto o objetivo do seu evento quanto o seu público-alvo para então definir o formato mais adequado para atender às suas expectativas.

Aqui, no Centro de Eventos São Paulo Center, nós comportamos os mais variados formatos de eventos, visando sempre adequar à proposta do nosso cliente com a entrega desejada. Conheça abaixo alguns dos principais formatos que estão à sua disposição:

  • Congressos – Geralmente esse formato tem um conteúdo mais longo a ser oferecido, que se estende por alguns dias. É ideal para convidados que vem de outras cidades ou países.

 

  • Convenções – Geralmente voltadas para alinhamento de objetivos e metas da empresa.

 

  • Cursos – Esse formato de evento tem como objetivo ensinar algo para os convidados. Pode ser um curso em alguma área de conhecimento que agrade seus funcionários, um curso sobre determinada ferramenta, etc.

 

  • Coletivas de Imprensa – Muito utilizado pelas empresas quando querem comunicar algo para a mídia. Uma notícia bombástica, um lançamento de produto, uma explicação que precise se tornar pública para alcançar o maior número de pessoas, entre outras.

 

  • Treinamentos – Um dos formatos mais utilizados quando o objetivo é preparar os colaboradores da empresa para um novo desafio interno.

 

  • Palestras – Utilizadas para alertar os convidados sobre um determinado assunto, discorrer e abrir espaço para debates visando expandir os conhecimentos da plateia.

 

  • Workshops – Muito utilizado por empresas ou profissionais liberais, esse formato é ideal para aqueles que desejam expor seu trabalho atraindo a participação da plateia em tempo integral. O workshop tem caráter mais prático e sua realização requer uma demonstração de conhecimento por parte de quem o apresenta.

 

  • Eventos Promocionais – Como o próprio nome já diz, visam promover algo que tenha foco direto em vendas, no caso podem ser produtos ou serviços.

 

  • Feiras e Exposições – Se você tem itens que julga serem melhores aproveitados se forem vistos e experimentados ali na hora, uma boa dica é promover uma feira ou exposição onde você pode aproximar as pessoas do seu produto e também dividir o espaço com outras empresas do segmento barateando a locação do espaço, que terá que ser maior do que o tradicional, além de contar com a presença do público das coligadas do segmento.

 

  • Premiações – Esse formato de evento tem o objetivo de premiar nomes ou equipes que alcançaram destaque em alguma área da empresa ou trouxeram resultados importantes para o segmento em questão.

 

  • Reuniões – Ideais para encontros que necessitem da presença de um maior número de sócios ou colaboradores.

 

  • Seminários – Esse tipo de evento tem o objetivo de promover o encontro didático entre um especialista e os estudiosos sobre o assunto a fim de divulgar os conhecimentos e desenvolver investigações.

 

  • Lançamento de produtos – Implícito na nomenclatura, esse formato é indicado para quando você precisa lançar um produto no mercado e deseja fazer um grande “boom” perante seu público, clientes, parceiros, mídia, etc.

 

  • Festas de confraternização – Formato muito utilizado por empresas dos mais variados portes que desejam bonificar seus colaboradores ao término de mais um ano de trabalho e dedicação. De festas temáticas a coquetéis, as festa de confraternização sempre são um sucesso e geram experiência positiva a todos os envolvidos

 

  • Relacionamentos – Ideal para projetar uma marca ou estreitar laços com stakeholders, como: investidores, fornecedores e clientes em potencial.

Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre os tipos de formatos que você pode escolher para montar seu evento, não hesite em investir neles! Sabendo fazer um bom planejamento e roteiro os eventos são uma das mais rentáveis ações de marketing que existem.

Sucesso hoje e sempre!