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Como medir os resultados de um evento?
05/12/2018

Como medir os resultados de um evento?

Depois de dias, meses e até anos, seu congresso, por exemplo, foi realizado. Mas a impressão de que a pressão termina quando o evento acaba é pura utopia… Quem trabalha com eventos sabe muito bem de que é preciso mensurar os resultados de um evento. Porém, muitos profissionais se vêem à procura da luz no fim do túnel: afinal, quais indicadores usar para mensurar estes resultados?

Para te ajudar nesta missão, elaboramos este conteúdo completo com base em Indicadores-Chave de Desempenho (os chamados KPIs). É importante ter em mente que não basta apenas verificar os ganhos financeiros a partir do evento, mas também checar os resultados operacionais. Assim, temos certeza de que ficará bem fácil analisar os pontos fortes e a serem otimizados.
Vamos nessa?!

 

Saiba mais também: Ideias práticas para deixar seu evento mais interessante

 

#1 Participantes efetivos: Credenciamento

Como em todo evento, alguns inscritos acabam por não comparecerem. Então, é preciso avaliar quantas pessoas de fato estiverem presente na realização. Isso indica a variação entre o número de interessados e de participantes efetivos.

Caso a diferença seja gritante, será necessária uma reavaliação das estratégias usadas para divulgação do evento. Ou seja, qual o tipo de linguagem usada, se o local era de fácil acesso a todos, se o horário era próprio aos participantes, como o evento poderia ter sido melhor promovido…

KPI a ser utilizado: número obtido de participantes efetivos via credenciamento.

Para se obter esta quantidade com precisão, o evento tem de contar com um credenciamento eficiente. Hoje opções como QR Code e ingressos personalizados permitem uma gestão de entrada e saída de convidados mais assertiva. Em nosso próximo post falaremos um pouco mais sobre!

#2 Retorno financeiro: ROI

Claro que a mensuração em cima do lucro obtido não pode ser deixada de fora. Assim, a melhor forma de calculá-la é por meio do ROI, sigla em inglês que significa “retorno sobre o investimento”. Ou seja, o ROI norteia quanto dinheiro a empresa perdeu ou ganhou com todas as aplicações investidas em um evento.

Com isso, é possível avaliar como certas escolhas influenciam diretamente nos resultados de um evento. Pode-se planejar, portanto, novas metas aos próximos eventos que sejam mais tangíveis e eficazes. Ou mesmo se valeu a pena investir em determinados locais de divulgação, contratar certos fornecedores, entre outros pontos.

KPI a ser utilizado: ROI

Para calcular o ROI, basta:

1) Saber qual a receita total do evento

2) Subtrair os custos operacionais

3) Dividir o resultado pelos custos

Ou seja,

ROI = (Receita – Custo)/Custo

#3 Valor por convidado: CPA

Diante da dúvida de como medir os resultados de um evento, é importante metrificar uma média de preço por participante. Quanto menor o valor correspondente a cada um dos presentes, conclui-se que mais bem-sucedido foi o evento!

KPI a ser utilizado: CPA

O CPA também é uma sigla que, por tradução, significa Custo por Aquisição de Cliente. O principal objetivo deste indicador é apontar se todo o investimento financeiro foi eficiente ao evento ou não, especialmente em marketing, setor responsável pela atração do público.

O cálculo do CPA é feito da seguinte maneira: dividir a quantia total gasta com as divulgações do evento pelo número de participantes. Com isso dá para se obter um parâmetro de quanto se gasta para a vinda de cada participante.

CPA = R$ Total/Nº participantes

#4 Interações

Com o advento da Internet, é imprescindível não usar das redes sociais para promover seu evento. Mídias como Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, LinkedIn e outros são plataformas capazes de moldar a concepção dos internautas sobre seu evento.

Muita gente se prende ao número de curtidas apenas. Pois mostramos que o engajamento dos usuários com seus eventos tem de ir além.

KPI a ser utilizado: engajamentos e hashtags

Os engajamentos são definidos pelo número de curtidas e compartilhamentos que seus posts de divulgação do evento ocorreram. Mensure estes dados via relatórios, o que permite identificar o grau de amplitude da divulgação. Para ter mais interações, pense em investir, além da publicidade (off ou on-line), em conteúdos sobre seu evento!

Por sua vez, as hashtags oficiais de um evento são ótimas para qualificar e enumerar as menções feitas aos eventos.

Pensar em como medir os resultados de um evento é um processo que precisa começar antes mesmo do evento. Para ter dados mais importantes, é preciso ter um planejamento e acompanhamento de pré a pós-evento.

Por isso é importante contar com a São Paulo Center. Mais do que um espaço para fazer seu evento acontecer, temos um time de especialistas a postos para a melhor consultoria sobre! Fale com a gente. Clique aqui