Conteúdo
Oito ideias para levantar o astral dos funcionários pós-recesso
19/01/2018

Oito ideias para levantar o astral dos funcionários pós-recesso

As festas de fim de ano acabaram e as malas já estão feitas. É hora de retornar ao trabalho e a rotina de atividades. Muitos funcionários aproveitam esse período do ano para emendar as férias e só retornar no fim do mês, mas e quanto aos outros que não tiveram a mesma sorte? Veja agora oito ideias para levantar o astral dos funcionários pós-recesso.

É sobre eles que vamos falar agora…

O recesso do fim do ano se assemelha um pouco com a segunda-feira, que é aquele dia de retornar ao trabalho após dois dias de descanso e curtição. Preguiça, desânimo, falta de expectativas costumam acometer 90% dos funcionários em dias assim. Ao decorrer da semana e dos meses, isso tende a melhorar, pois o próprio corpo e o cérebro se acostumam de volta à rotina.

Mas se você está na linha de frente dos seus funcionários e tem a missão de zelar pelo bem-estar e desenvolvimento dos mesmos, vamos compartilhar com você algumas ideias de como levantar o astral dos funcionários pós-recesso.

  • Crie um ambiente agradável

 Como em janeiro é bem quente, você pode estipular um ou mais dias da semana em que o uso de chinelos e bermudas seja livre. Oferecer um café da tarde no meio da semana com água de coco e mini sanduíches, também pode fazer muito sucesso.

  • Deixe a lista de má notícia para fora da empresa

Se o exemplo é você, então comece por ele! Esqueça as notícias ruins que surgiram durante o recesso. Isso vale tanto para as notícias do mundo externo quanto para as notícias internas da empresa.

Faça mais: encaminhe um e-mail aos funcionários com a previsão do tempo para o fim de semana, sugira ideias para um piquenique no parque com a equipe…

  • Promova eventos interessantes

Quer cliente melhor do que um funcionário motivado, atento, no gás? Então promova atividades que possibilitem isso a ele.

Um evento de relacionamento, um treinamento específico, uma palestra que seus funcionários adorariam assistir, um workshop que ajude a aperfeiçoar aquela dúvida ou apenas uma reunião de boas-vindas ao novo ano e alinhamento das atividades são estratégias ótimas para engajar seu colaborador e começar o ano com o pé direito! Outro ponto que pode ser trabalhado, é a organização de treinamentos internos para deixar todos sempre com os conhecimentos renovados e alinhados com o mercado. Quer saber mais sobre? Veja um post nosso aqui.

  • Trabalhe sua comunicação interna

Não custa caro e pode movimentar os departamentos. Sugira alguma ação em que o prêmio seja um par de ingressos para um filme de estreia com direito a refrigerante e pipoca.

Faça um caixinha de desejos e peça que cada um deposite lá aquilo que deseja para 2018, é um excelente gatilho para usar ao decorrer do ano, quem sabe alguém pode ter seu pedido atendido?

  • Crie um ambiente aberto e descontraído

Comece deixando seus funcionários à vontade para participar e dar suas opiniões a respeito das atividades e dos rumos que a empresa adotou para 2018. Convoque uma reunião geral para rever os objetivos da empresa e peça a participação dos funcionários, estimule a criatividade deles!

  • Comemore com a equipe o sucesso alcançado

Sempre que uma meta for atingida, comemore com seus funcionários! Sugira um happy hour, uma esticada no horário para uma pizza por conta da casa ou até mesmo uma premiação aos envolvidos com jantar de gala e troféu (mesmo que simbólico). Isso movimenta o colaborador, a família do colaborador, os amigos, e por ai vai…

  • Incentive atividades cercadas por jardins, árvores e verdes

É cientificamente comprovado que o receptor absorve melhor a mensagem que está sendo passada quando está em contato com a natureza. Escolha uma caminhada no parque ou um piquenique (por conta da empresa) para falar sobre as novas metas, apresentar uma nova estratégia de ação para seus funcionários ou, simplesmente, demonstrar o uso de um novo sistema.

  • Promova jogos e disputas entre as equipes

Esse trabalho, se bem planejado, pode ajudar a resolver problemas de desentendimentos ou introspecção por parte dos funcionários. Coloque os introspectivos no time dos extrovertidos e faça um teste. Ao invés de colocar as áreas que não se dão muito bem como adversárias, experimente colocá-las no mesmo time.

Toda criatividade é pouco para levantar o astral dos funcionários pós-recesso, mas com carinho e dedicação e estas oito ideias para levantar o astral dos funcionários pós-recesso que nós lhe apresentamos, essa vai ser uma tarefa mais fácil do que você imagina!

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas.