Conteúdo
Como escolher o palestrante para o seu evento
08/07/2019

Como escolher o palestrante para o seu evento

A escolha do palestrante para o seu evento é uma das principais fases dentro do planejamento estratégico. Tanto faz o formato escolhido para o evento, que pode ir desde um treinamento de funcionários a um workshop ou palestra sobre determinado tema.

Independentemente se a plateia é de 60 ou de 1000 mil pessoas, essa etapa da organização é um grande desafio para quem está nos bastidores. Para fazer a escolha certa, é necessário levar em consideração uma série de fatores.

Hoje, no Blog, vamos traçar um script para te ajudar a como escolher o palestrante certo para o seu evento.

Vamos lá?

Primeiro Passo

Determine o público do evento e o budget destinado para realizar essa contratação, pois de nada adianta você escolher um palestrante extremamente renomado ou influente se não existe verba destinada para tal.

Quando planejar um evento, tenha em mente o que deixa o público e o cliente satisfeitos. Ao decidir o tema da palestra e escolher o palestrante, identificar o perfil do público é mais do que essencial.

Ou seja, não dá para escolher alguém somente pelo nome ou pelo preço, é necessário, antes de tudo, conhecer seu público e as necessidades dele.

Características de um palestrante

Feita a definição do público do seu evento, é hora de começar as pesquisas de acordo com as características que vão atrair e agregar conhecimento de valor ao seu público.

  • Didática – Essa característica é essencial para todos os palestrantes. Verifique se a personalidade escolhida já palestrou ou ministrou cursos anteriormente para o seu tipo de público e avalie se a forma dele(a) expressar seus conhecimentos são atrativos. Afinal, quem participa de um evento deseja agregar conhecimento e experiências positivas, não é mesmo?
  • Referência no segmento – Se você deseja realizar um evento mais voltado ao entretenimento do seu público, contratar um palestrante que é referência no segmento de atuação da empresa pode ser uma excelente opção, por exemplo, vamos supor que sua empresa seja uma fabricante de instrumentos musicais de percussão. Imagine contratar aquele músico que faz sucesso tocando estes instrumentos? 
  • Conhecimento stricto – Ideal para treinamentos e preparação de equipe. Escolher um palestrante com conhecimento estricto no assunto é de grande valia, pois despertará curiosidade nos colaboradores em querer saber mais sobre o seu ramo de atuação com quem mais entende do assunto. Pode ser um escritor de um livro na área ou professor universitário renomado.

Vote no São Paulo Center - PREMIO TOP RH

Cronograma das atividades

Depois de escolher o palestrante para o seu evento é hora de traçar o cronograma de atividades dele que envolverá todo o cronograma do evento. Vejamos.

Se você contratou uma personalidade famosa, é muito provável que seus colaboradores e participantes queiram tirar foto e conversar um pouco (o que é extremamente positivo para a empresa), mas delimite um horário e organize um esquema para que a “tietagem” não atrapalhe o funcionamento do evento e nem comprometa o horário do palestrante.

Agora, se sua empresa escolheu um palestrante de conhecimento stricto para um treinamento, por exemplo, é comum que os convidados queiram tirar dúvidas e fazer perguntas, por isso reserve e deixe claro que após a palestra haverá um espaço destinado às dúvidas e demais questões a serem tratadas com o palestrante.

Importante levar em consideração também o tempo de oratória do palestrante para que o evento não fique cansativo ou maçante. Inclua coffe break ou brunch (aqui você confere dicas de gastronomia para o seu evento) nos intervalos para relaxar e integrar os convidados.

#Dica da casa: Planeje-se com antecedência se o palestrante vier de outra cidade. Fica por conta da empresa arcar com as despesas de transporte, hospedagem e alimentação durante o período em que o mesmo estiver à disposição para o seu evento. Além de ser uma gentileza, fará com que o palestrante se sinta confortável e contribua para o bom desenvolvimento do evento 😉

Quer saber o que mais podemos falar sobre como escolher o palestrante para o seu evento? Clica aqui que a gente te conta!