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Como dialogar sobre a importância do investimento em eventos?
07/12/2017

Como dialogar sobre a importância do investimento em eventos?

Em tempos de crise, qualquer coisa que você apresente para seus superiores que não esteja relacionado à redução de custos, não será bem-vinda, certo? Talvez esse pensamento esteja errado.

No post de hoje, vamos te dar alguns insights de como dialogar sobre a importância do investimento em eventos corporativos para que você não seja visto como um visionário sem causa querendo jogar a verba da empresa pelos ares.

Todos os profissionais da área de Recursos Humanos e Marketing sabem a importância de se fazer um evento, principalmente pelo seu retorno, mas também sabem que necessitam de um investimento inicial assim como em qualquer outra ação de marketing realizada pela empresa.

A grande questão aqui é como encher os olhos dos tomadores de decisão quando a sua ideia for sugerir um evento, seja ele de que porte ou formato for.

Vamos lá?

Faça uma projeção do investimento x retorno

Antes de apresentar a ideia, trace um planejamento completo que vai desde a escolha do tema aos valores que deverão ser desembolsados. A dica aqui é procurar por espaços que comportem a sua ideia e ofereçam o melhor custo x benefício. Enumere os itens que já estão inclusos no pacote, como serviço de buffet, cenografia, lembrancinhas, entre outros.

Feito essa parte, inicie a projeção do retorno. Sim, nós sabemos que essa é a parte mais difícil, pois você não é nenhum vidente e não consegue prever tão facilmente os resultados de uma ação que ainda não aconteceu. Mas uma boa saída é projetar os frutos que a empresa irá colher pós-evento.

Por exemplo: a atualização do mailing principal, a aproximação dos clientes com a proposta ou produto apresentado, a opinião de quem realmente interessa e pode nortear erros e acertos, o aumento da visibilidade da marca, a geração de leads, entre outras reações que serão mensuradas e descobertas ao decorrer do evento e sua realização.

Apresente os formatos disponíveis que mais de adequam à proposta da empresa

Visualizar o espaço e o formato do evento é uma das principais tarefas que você terá que realizar, pois além de ser a grande responsável pela definição de valor do investimento é ela quem vai nortear a forma de comunicação da empresa perante os convidados.

Se estiver em dúvida sobre qual o melhor formato a sugerir, você pode dar uma olhada aqui

 Traga indicações dos concorrentes ou empresas admiradas pelos seus superiores

Empresas não costumam gostar de estar em desvantagem perante seus concorrentes. Investigue se a concorrência realizou algum evento nos últimos tempos e como foi o resultado dele. Comente sobre essa desenvoltura e argumente que vocês podem fazer melhor, muito melhor.

Adote o lema “Quem não é visto, não é lembrado”.

Concentrar pequenos esforços de comunicação muitas vezes pode sair mais caro para a empresa do que concentrar esforço para uma única ação direcionada. Nem sempre o fator economia tem o mesmo peso, levante essa questão! Faça um balanço do investimento em outras ações e mensure os resultados para contra argumentar o valor investido.

Por fim, lembre seus superiores de que quem não é visto, não é lembrado. E que não existem formas melhores de ser visto positivamente abrindo as portas da casa para novas ações que aproximem o público-alvo.

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Sucesso hoje e sempre!