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Como conseguir um patrocinador para seu evento
05/02/2018

Como conseguir um patrocinador para seu evento

Se você compõe o time de um departamento de Eventos, Recursos Humanos, Marketing ou Diretoria de uma empresa, provavelmente, já deve ter passado por situações em que uma brilhante ideia apareceu em forma de evento para resolver todos os problemas da empresa e dar aquela guinada na carreira profissional, mas não pode ser concretizada por falta de verba, certo? Saiba como conseguir um patrocinador para seu evento.

Se você se identificou com esse parágrafo, leia o texto até o final…

Nós sabemos que um evento, para que alcance o sucesso desejado, precisa contar com muitas coisas, como: local adequado, decoração, bebidas e alimentos, atrações e infraestrutura. E conseguir tudo isso pode envolver uma grande quantia de dinheiro, dependendo do tamanho do evento que você estiver organizando. Na hora de arrecadar fundos para a sua realização, surge a tarefa de captar patrocínios.

Para levantar uma boa quantia, é interessante procurar por patrocinadores que se interessem em colocar, junto com sua empresa, a ideia em prática.

Para conquistar patrocinadores é preciso elaborar um briefing do evento com estatísticas, valores e demais pormenores para que a empresa investidora tenha uma ideia realista das suas pretensões. Afinal, somente assim será possível julgar se é vantajoso ou não patrocinar seu evento. Além de apresentar os benefícios e diferenciais da sua produção, permita que o patrocinador exponha as suas sugestões e dúvidas.

Não tenha medo de abordar um patrocinador, vale tudo no manual “Como conseguir um patrocinador para seu evento”

É preciso escolher bem as empresas que você convidará para que sejam as suas patrocinadoras. Prospectar uma quantidade de pelo menos 30 empresas a serem abordadas com sua proposta é uma ótima maneira de começar.

Faça uma ampla pesquisa de todas as empresas que possuem público-alvo similar ao do evento que você vai produzir. Para otimizar essa etapa, evite perder tempo com empresas que não consideram a possibilidade de patrocinar algum evento e selecione aquelas que já possuem políticas de patrocínio.

Depois de listadas, entre em contato com cada uma delas. Verifique qual setor você deve abordar e se há algum agendamento a ser feito para conversar sobre a possibilidade de uma “parceria”. Saiba que o termo “patrocínio” nem sempre é bem-vindo em uma primeira conversa.

Quanto maior a empresa que você entrar em contato, mais trabalhoso será para obter respostas. Mas esse procedimento é mesmo muito burocrático, portanto não desanime! Enviar um e-mail, ser original e ser apresentado para as pessoas certas são atitudes que podem contribuir para o andamento do processo.

Bons contatos também são essenciais para conseguir um bom patrocinador para seu evento. Assim, invista no seu networking: conheça pessoas influentes da sua área e peça indicações. Assim você já sabe como conseguir um patrocinador para seu evento

Está na hora de apresentar a proposta para o patrocinador, e agora?

Quando você for conversar com uma empresa sobre esse assunto, é muito importante conhecer antecipadamente o perfil da mesma, quais são seus produtos ou serviços, quais os objetivos e o público-alvo do negócio. Com base nisso, você poderá montar um projeto que ofereça retornos realmente úteis ao patrocinador e, assim, interessá-lo.

Além disso, muitos pensam que falar de maneira formal e carregada de jargões agrega valor e credibilidade ao discurso, mas isso não é verdade. Afinal, o patrocinador está interessado nas vantagens da parceria e esse deve ser o foco da sua fala.

Ou seja, o conteúdo apresentado é muito mais interessante do que o formato no qual ele será apresentado.

Agora que você sabe como conseguir um patrocinador para seu evento, pense nessa hipótese e tire do papel aquela ideia que antes parecia impossível! precisa de ajuda sobre como escolher o espaço para seu evento? Veja 6 dicas para te ajudarem. 

Sucesso hoje e sempre!