Conteúdo
Apresentações de Sucesso
21/07/2016

Apresentações de Sucesso

Como ser atraente num mundo onde as pessoas buscam, e encontram, informações em todos os lugares!? Se antes as informações eram o grande diferencial de uma apresentação, hoje, como apresentá-las é a chave do sucesso de um evento. Cada apresentação é uma ocasião decisiva para os negócios e por isso é muito importante saber como apresentar seu conteúdo com desenvoltura e inteligência.

A apresentação de um projeto, produto ou conceito, é, antes de mais nada, a demonstração de uma solução para o seu negócio. É sobretudo apresentar a solução para uma questão sem solução. E para vender uma ideia, é necessário conquistar uma audiência.

Antes do formato ou da criatividade da apresentação, as pessoas esperam soluções para seus problemas ou ideias para modificar suas vidas. Afinal de contas, quem pede um prego, não quer um prego, quer é um quadro pendurado na parede.

Imagem Grátis de Problema e Solução - Resolução de Problemas

Se sua apresentação entregar, antes de mais nada “soluções para problemas”, a audiência passa a precisar ouvi-lo antes de mais nada. Se o apresentado se posiciona como alguém que resolve problemas, ele ganha autoridade, credibilidade e poder.

E quando ganha autoridade, credibilidade e poder, significa que para o cliente, ele passa a deixar de ser apenas um simples “vendedor”…. ele vira uma referência, um consultor, ou seja, alguém que precisa ser “consultado”.

Mas antes de mais nada, deve-se lembrar que uma boa apresentação sempre se baseia em uma boa história para contar, já que o ser humano está programado para ouvir histórias e não faltam metáforas para as estruturas narrativas de melhor efeito para cativar a audiência. Apresentações instigantes levam o público numa viagem. E neste momento, a apresentação leva o público a uma revelação e ele passa a ver o mundo de forma distinta depois dela.

shutterstock_127242287

A melhor apresentação leva o público a uma viagem reveladora e contempla recursos visuais, frases impactantes e que resumem as mensagens chaves e sobretudo, falam a língua do público ouvinte. Possuem impacto quando apresenta um “problema” e ao longo da narrativa apresentam uma solução simples “nunca pensada”.

As pessoas possuem mais interesse em ideias e histórias fascinantes e muito menos em instituições e organizações. O conteúdo passa a ser, então, o grande segredo de uma apresentação de sucesso, que junto com os recursos visuais, levam a audiência a um caminho de conhecimento único.