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Vai fazer um lançamento de um produto em 2018? Aposte em um evento!
19/01/2018

Vai fazer um lançamento de um produto em 2018? Aposte em um evento!

Ah, 2018 finalmente chegou e trouxe com ele aquilo que esperamos de todo início de ano: sorte! Sim, porque sorte nunca é demais e serve para todos os momentos da vida, principalmente se sua empresa aguardava o começo do ano para um lançamento no mercado daquele produto ou serviço que estava no papel há muito tempo.

Pesquisas feitas, equipe alinhada, pós-vendas preparado, comercial a todo vapor e que comecem as divulgações! Opa, mas por onde começar as divulgações? Por um evento, sim!

Sabemos que, alinhada a outras estratégias de comunicação, fazer um evento é uma das principais ações de marketing para o sucesso da vida de um novo produto ou serviço que está sendo apresentado ao mercado, então atenção às dicas abaixo:

Escolha o público-alvo para seu lançamento

Com o evento, você tem a liberdade de poder selecionar as pessoas que você deseja que estejam presentes na ocasião. Você pode reunir influenciadores e mídia, dando um tom mais particular e exclusivo para esses profissionais se sentirem prestigiados por sua empresa. Você pode selecionar parceiros e profissionais de empresas coligadas que estiveram ao seu lado nesse novo desafio, ou convidar exatamente o público que você quer que compre seu produto ou serviço.

O seu objetivo deve ser apresentar o novo produto ou serviço para aquele nicho específico que você entende que fará barulho após a apresentação. O evento é a chance que a sua empresa tem de aproximar o público-alvo das intenções do produto.

Demonstre a performance, deixe sentir o toque, o cheiro (que pode ser desde um perfume ao cheiro da tinta fresca de um novo modelo veicular), promova experiências sensoriais aos seus convidados.

Promova interação

Hoje em dia, o grande segredo dos eventos de lançamento está em buscar interação com o público, criar um diálogo e não apenas um monólogo como se caracterizavam os eventos de antigamente. Promova atividades durante o evento onde seus convidados podem deixar um feedback, além de fazer eles se sentirem importantes e contribuindo no processo de lançamento, podem te ajudar (e muito) a traçar novas estratégias de comunicação ou melhorar algum ponto que nem você e sua equipe haviam pensado.

Além de pensar nas atividades que você fará ao decorrer do evento para cativar a atenção do público e transformá-los em fãs do produto ou serviço, você deve pensar no material de apoio. Isso, estamos falando dos folders explicativos, banners, tags…seja criativo. Busque novas formas de explicar sobre o produto no papel, lembre-se de que as pessoas já estão saturadas de receber informações da mesma forma.

Atente-se ao tempo de duração do evento, alimentação e cenografia

Tenha sempre em mente que você deve valorizar o tempo dos seus convidados, principalmente se eles forem da mídia, onde o tempo é escasso e, junto com o seu produto, eles irão avaliar mais um monte nos eventos dos concorrentes.

Com a alimentação não pode ser diferente. É de bom costume que quem faz o evento de lançamento ofereça aos convidados um coffee break, um coquetel, ou até mesmo um almoço a depender do horário que irá acontecer. Além de trazer mais elegância e agregar valor ao seu evento, você não correrá o risco de ninguém sair na metade do evento para comer em outro lugar ou ouvir comentários no corredor do tipo “a empresa não ofereceu nem ao menos um cafezinho”. Dicas de qual cardápio servir de acordo com a ocasião, podem ser vistas aqui

A parte da cenografia também deve ser levada em (muita) consideração. A maioria das pessoas é muito visual e a capacidade de associarem as cores às marcas é muito grande. Portanto, capriche nas cores do seu cenário! Não estamos falando para você fazer um arco-íris, mas para associar as outras comunicações, como folders, banners, estampas de cadeiras, toalhas de mesa, com as cores do produto que está sendo apresentado linkando toda a sua comunicação.

Antes de fazer o seu evento, o ideal é escolher um local que ofereça toda a infraestrutura que você precisa, como alimentação, cenografia, aparelhos audiovisuais, equipe técnica, assim você perde menos tempo (e dinheiro) terceirizando esses serviços e minimizando o risco da comunicação entre essas partes não sair alinhada como você precisa.

Esperamos que tenha gostado das dicas.

Sucesso hoje e sempre!