Conteúdo
Alimentação Saudável
10/01/2017

Alimentação Saudável

Diariamente somos bombardeados por muitas informações sobre alimentação. Dietas da moda, alimentos sem glúten, sem lactose, e outros modismos que aparecem todo ano!! Mas mais do que se preocupar com as características nutricionais dos alimentos, devemos nos preocupar com a alimentação sob o ponto de vista comportamental.

É o que afirma a nefrologista e nutróloga Dra. Priscila Esper, médica do Hospital do Rim, da Universidade Federal de São Paulo e da Clínica Esper na capital. Segundo ela, modismos sempre irão existir e isso não irá mudar em 2017. “As pessoas muitas vezes procuram soluções rápidas e pouco trabalhosas para seus problemas. No entanto, a ciência também evoluiu, trazendo informações sobre novos conceitos, como é o caso do índice glicêmico”.


Acho que uma grande tendência em 2017 é olhar a alimentação sob o ponto de vista comportamental. Entender como a pessoa pensa sobre comida, seus vícios de comportamento e atitudes são fatores essenciais para conseguir uma vida mais saudável. Resgatar o prazer na mesa e desvincular comida saudável a uma comida ruim também é essencial.

E quem nunca se deparou com um buffet gigantesco, cheio de armadilhas deliciosas (aquele pastel ou o docinho cheio de chocolate) e ficou sem ter a menor ideia do que escolher para comer bem sem deixar o prazer de lado?

Pensando nisto, a Dra. Priscila deu dicas das melhores escolhas quando você estiver em um restaurante self service ou em um buffet (sobretudo corporativo). Anota aí:

  • Quais são as melhores escolhas (sob o ponto de vista nutricional) em um buffet de almoço ou jantar!?

Vegetais, verduras, saladas, grãos (grão de bico, lentilha, etc), fontes proteicas magras (peixes, frango, cortes magros de carne, queijos). Evitar excesso de carboidrato como arroz, batata, pão e alimentos muito processados (embutidos, etc).

  • Quais as melhores escolhas (sob o ponto de vista nutricional) em um coffee break em um evento corporativo?

Azeitonas, guacamole, homus, vegetais em palito, tomate com mozarela, queijos. Evitar excesso de carboidratos.

E opções saudáveis como estas não faltam no serviço de alimentação do São Paulo Center! Buscando oferecer a gastronomia mais saudável e deliciosa de um espaço para eventos, o espaço há uma década trabalha com o projeto Coração Saudável, cujo objetivo é oferecer um cardápio saudável para atender a demanda do mundo por uma alimentação equilibrada.  Além disto, temos muitos outros diferenciais como ausência de frituras, zero têmperos industrializados, corantes ou conservantes, a comida é feita diariamente e temos produção própria!!!

Pensamos na utilização de alimentos termogênicos naturais e na composição de cardápios sempre leves e funcionais, tudo para que as pessoas possam aproveitar o evento sem se sentirem cansados ou sonolentos”, afirma Analuiza Nogueira, nutricionista responsável do São Paulo Center.

E por fim, perguntamos para a Dra. Priscila Esper sobre a concepção (ainda enraizada) das pessoas que a alimentação saudável não ser saborosa! Veja o que ela disse:

“As pessoas ainda hoje fazem esta relação, mas não precisa ser assim. É preciso valorizar a qualidade dos ingredientes naturais. Alimentos que estão na sua estação são mais saborosos do que aqueles que não estão e consequentemente precisam ser colhidos verdes, para serem transportados por longas distancias. As gorduras saudáveis são grandes aliadas do paladar e além dos benefícios nutricionais, ajudam na saciedade: azeite, nozes, oleaginosas no geral e queijos. Têmperos naturais também ajudam bastante, como ervas, vinagres, mostarda dijon e etc!”

Portanto, quando escolher o cardápio do seu evento corporativo, opte pelas opções saudáveis (e deliciosas) do São Paulo Center e coma sem culpa!

E se quiser algumas receitas super deliciosas para fazer em casa siga nosso perfil no Instagram (@saopaulocenter) e o da Dra. Priscila (@priscila.esper)!

Sobre a Dra. Priscila Ligeiro Gonçalves Esper

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (2005). Fez Residência Médica em Clínica Médica (2008) e Residência Médica em Nefrologia (2010), ambas pela Universidade Federal de São Paulo.

nutrologaFez especialização em Nutrologia pelo programa de pós-graduação Latu senso da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Tem títulos de especialista reconhecidos pela Associação Médica Brasileira em Nefrologia, Nutrologia e Clínica Médica. Atualmente é médica do Hospital do Rim, da Universidade Federal de São Paulo e da Clínica Esper.