Conteúdo
A Vivência Sensorial de um Evento
21/07/2016

A Vivência Sensorial de um Evento

Um mundo de imagens, sensações, uma overdose de informações. O mundo atual da conectividade, da comunicação e tecnologia, oferece informações e acesso de forma absurdamente rápidas. O mundo corporativo teve uma resposta frente a este novo indivíduo, que acessa informação de todo os lados, e busca engajá-lo e encantá-lo com a comunicação.

Eventos corporativos passam a buscar experiências sensoriais para engajar os indivíduos, utilizando a vivência, a informação e ser encantado por elas. Os eventos passam a ter como objetivo transportar, elevar ao grau máximo do deslumbramento, tirar do lugar comum, provocar vivências, propiciar experiências, surpreender, fazer chorar, fazer rir!

As pessoas sentem antes de pensar e, sem gerar um apelo emocional impactante, momentos são facilmente esquecidos. Em um evento, são inúmeras as oportunidades para estimular os sentidos e tornar o momento inesquecível e a mensagem fixada. A música, a decoração, a luz, a comida, todos estes elementos, juntos, podem criar memórias únicas.

10-5-senses-clip-art-free-cliparts-that-you-can-download-to-you-tKdKXm-clipart

Os cinco sentidos

Audição
A estrutura áudio visual é muito importante! Imagens e sons são ótimos e muito utilizados. Cerca de 83% da comunicação dos eventos têm o foco na visão.

Olfato
Dificilmente saímos sem sermos tocados de um ambiente com um ótimo aroma, pois ele é recebido pelo lado direito do cérebro, responsável pelas emoções. Desta forma, o evento fica ligado às emoções agradáveis produzidas pelos efeitos da fragrância.

Tato
Texturas dos tapetes, cortinas e guardanapos. Elementos táteis podem ser usados no espaço para que o participante possa ter contato físico com o evento.

Paladar
A melhor maneira de ressaltar o paladar é você neutralizar os outros sentidos. Nesse momento, o foco deve estar todo na gastronomia.

Visão
Elementos visuais transformam o evento e apresentam o que a empresa quer comunicar de forma muito contundente! Usar recursos visuais podem mudar a cara de um evento e torná-lo uma experiência sensorial diferenciada.

Ao planejar um evento, é interessante pensar em como o público pode ser impactado com algum dos sentidos acima. O sentido mais utilizado é a visão, porém despertar novas sensações pode ser uma boa alternativa para surpreender os convidados e transformar o evento em momento memorável.

E é nisto que nos diferenciamos. O São Paulo Center oferece uma consultoria de eventos criativa para dar ideias que contemplem os cinco sentidos. Possuímos uma área vede de tirar o fôlego em meio à cidade. Este é um dos elementos visuais de maior impacto em nosso espaço. Além de uma gastronomia super-renomada, da qual nos orgulhamos muito, que, além de saudável é totalmente adaptável!!

Por fim, explorar em seu evento a utilização de alguns elementos sensitivos pode gerar uma experiência sensorial única! Por isto, a neurociência vem ganhando espaço no marketing e já é comprovado que usamos em torno de 80% das nossas emoções para tomar decisões. Portanto, aplicar estratégias do marketing sensorial, proporcionar boas lembranças, reforçar laços afetivos, tornam o evento em um momento inesquecível!