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A Importância do Feedback
08/03/2017

A Importância do Feedback

Reservar um tempo para fazer um feedback individual com cada integrante da sua equipe pode trazer as mudanças que muitas vezes seus projetos precisam. A palavra feedback é de origem inglesa e significa “dar retorno”. E todos nós esperamos um retorno: desde as ações mais simples do cotidiano (como envio de e-mails, convites) até mesmo às mais temidas: como é percebido, por muitos funcionários, o momento do feedback. No entanto, apesar dessa etapa parecer um pouco difícil, ela é extremamente essencial para o desenvolvimento, pois é a partir dela que podemos realmente contar com processos de mudanças. Com o objetivo de ajudar você a conduzir da melhor forma o momento do feedback, listamos algumas dicas:

  • Ao iniciar um feedback, comece sempre destacando os pontos positivos para então depois falar sobre os pontos de melhorias
  • Evite generalizações: cite os exemplos em que as ações ocorrem. Seja claro e objetivo.
  • Cultura do diálogo: o ideal é que os líderes sejam acessíveis aos membros da equipe. Dessa forma, haverá maior confiança no relacionamento entre todos e, consequentemente, na execução das tarefas: o que pode evitar diversos desentendimentos. Ouça o ponto de vista dos integrantes da sua equipe.
  • Nos pontos de melhoria, sugira soluções (e peça também para a pessoa que está recebendo o feedback fazer o mesmo) e se possível, elabore um plano de ação juntamente com ela para atingirem o objetivo desejado.
  • Motive e inspire os seus funcionários a atingirem os objetivos propostos.
  • Não demore para propor a realização do feedback: quanto mais tempo passar, menor a chance de mudança e sendo assim, maior a chance de desencontros.
  • Lembre-se: feedback é uma ação contínua, portanto, ao realizar a primeira reunião, retorne sobre os resultados da mesma, ou seja, comunique e veja juntamente com o integrante de sua equipe o que foi realizado após os pontos levantados. O acompanhamento é uma das bases para o progresso.

Como diz o renomado professor e filósofo Mario Sergio Cortella (que é um dos nossos palestrantes do Programa VER São Paulo Center): “O Conhecimento serve para encantar as pessoas, não para humilhá-las”.