Conteúdo
4 lições do endomarketing que vão transformar sua empresa
21/03/2018

4 lições do endomarketing que vão transformar sua empresa

Para ser um bom líder, é necessário obter diversas habilidades e uma delas é saber lidar com pessoas. No mundo corporativo, uma das metodologias utilizadas por gestores para alcançar esse objetivo é o endomarketing, que basicamente é que a junção entre os setores de RH e de marketing. Essa estratégia é responsável por balizar a imagem da empresa entre os seus colaboradores, o que resulta em um time motivado e com menor turnover. Conheça algumas ações que podem cooperar para um clima organizacional positivo:

Falar é preciso: É essencial que todos saibam das atividades realizadas no escritório, independente de quantos funcionários tenha. Criar pontos de comunicação é essencial, não importa se é por meio da intranet, quadro de avisos, grupos de Whatsapp ou ainda o Slack – ferramenta inteligente que viabiliza o diálogo e troca de informações entre equipes, já é usada por grandes corporações, como AirBnB e até a NASA. Assim, eles possuem contato diário com todos os processos e isso os torna mais aptos para opinar e influenciar em mudanças de modo geral.

O exercício de ouvir: Faça pesquisas de satisfação entre os colaboradores e peça sugestões de melhoria para eles. Só assim, é possível identificar os pontos falhos e transformar más condutas. Essa é uma forma de propor participação ativa e igualitária. Essa atividade faz com que todos se sintam partes relevantes dentro do negócio. Afinal, serão ouvidos sem distinção de cargos e hierarquia. Estimular a prática do feedback também é válido.

Promova a integração:O diretor que acredita que momentos de diversão são sinônimos de gastos está ultrapassado. Afinal, quando o funcionário está feliz produz mais e se mantém engajado com a causa. Ou seja, é vantajoso para ambos os lados e você ainda têm verdadeiros evangelizadores de sua marca. Por isso, aposte em happy hour, festas de comemoração, atividades extras em datas comemorativas, cafés da manhã ou lanches para que as equipes possam interagir, premiações e sorteios são algumas das alternativas sugeridas.

Disponha conhecimento:Para uma corporação crescer, é preciso ter pessoas ao redor que acompanhem esse progresso. Disponha ferramentas para que seus funcionários aprendam cada vez. Crie um plano de carreira e ofereça bolsas de estudos para capacitá-los. Recorrer a treinamentos internos, além de palestras, workshops e cursos livres também são opções funcionais.