Conteúdo
Felicidade Foi-Se Embora?
31/10/2016

Felicidade Foi-Se Embora?

Pelo 6º ano consecutivo, o filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro Mario Sergio Cortella encerra o ciclo de palestras do Programa VER São Paulo Center com a Palestra “Felicidade Foi-se embora?”. A palestra deriva do livro que escreveu em parceria com Frei Betto e Leonardo Boff, onde discorrem sobre Felicidade, tema que nos inquieta, nos provoca e incita a construir todos os dias a base para alcançar este momento de plenitude da vida.

São muitas as perguntas, e nenhuma tem uma resposta definitiva. Mas com certeza o autor nos contará como nos abrirmos para a felicidade, vendo que é bem mais simples do que imaginava!

Em suas respostas à questão levantada no título, os autores estão afinados em um ponto: toda felicidade é passageira e a duração e a intensidade dela depende da postura de cada um de nós diante da vida e dos seus desafios permanentes.

“Não existe a felicidade como perenidade. A ideia da felicidade como um estado permanente é uma impossibilidade, à medida que uma boa parte dos nossos sentimentos é vivenciada pela ausência (…) Felicidade não é um estado contínuo, não pode e nem deve sê-lo. E nem seria possível, pois isso colocaria a pessoa próxima do estado de demência”, resume o filósofo, educador e escritor Mario Sergio Cortela logo na abertura do seu texto.

Outro ponto em comum apontado no livro é a importância da boa convivência familiar e a existência dos amigos para tornar mais frequentes e duradouros os momentos de felicidade. Ou seja, ninguém consegue ser feliz sozinho:

“Sou feliz por pertencer a uma família afetuosa, e considerar suficiente o necessário. A razão principal da felicidade reside, porém, em dois fatores: as amizades conquistadas ao longo da vida e o sentido que imprimo à minha existência. As amizades me suscitam amor e me fazem sentir amado. É um privilégio saber que posso bater, sem aviso prévio, à porta de amigos e amigas às três da madrugada, em cidades do Brasil e do exterior, com a certeza de que serei bem-acolhido”, escreve Frei Betto.

Leonardo Boff completa: “A felicidade e a paz não são construídas pelas riquezas materiais e pelas parafernálias que nossa civilização materialista e pobre nos apresenta (…)Nós nos esquecemos que aquilo que nos traz felicidade é o relacionamento humano, a amizade, o amor, a generosidade, a compaixão e o respeito, realidades que têm muito valor, mas não têm preço”.

A palestra ocorrerá no Clube Paineiras do Morumby, fechando com chave de ouro o Programa VER São Paulo Center 2016. O projeto consiste na realização de eventos beneficentes no qual, tanto o local dos eventos como as atrações e palestrantes convidados participam sem custo algum para a instituição, cobrando dos participantes apenas a entrega do leite em pó destinado às crianças.

Ao longo desta década de existência, o Programa VER São Paulo Center já arrecadou mais de 70 mil latas de leite em pó e contou com renomados palestrantes como o próprio Mario Sergio Cortella, o CEO do Google Brasil Fabio Coelho, Marcos Pontes, astronauta brasileiro, entre outros.

INFORMAÇÕES:

Palestrante – Prof. Dr. Mario Sergio Cortella

Tema da palestra – Felicidade Foi-se Embora?

Inscrições para lista de espera: http://www.saopaulocenter.com.br/programa-ver-sao-paulo-center/

Data – 10 de Novembro (quinta-feira) às 19h00

Entrada – 03 embalagens de leite em pó integral de 400g cada por pessoa

Local – Clube Paineiras do Morumby

Av. Dr. Alberto Penteado, 605

Salão Nobre