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10 dicas para fidelizar os participantes do seu evento
19/06/2019

10 dicas para fidelizar os participantes do seu evento

Todos nós, que trabalhamos na área de eventos, sabemos bem o quão importante (e trabalhoso) é organizar cada etapa. Cada ajuste e cada detalhe no pré, durante e pós- evento sempre deve levar em consideração o objetivo da ação e a fidelizar os participantes pelo seu público.

No post de hoje, vamos abordar um assunto muito importante que tem tudo a ver com as etapas do evento: a fidelização dos clientes. Sim, porque você não deve confundir um evento cheio de convidados com um evento rentável. Nem sempre número de pessoas significa número de clientes, certo?

Tendo isso em mente, separamos 10 dicas para você saber como fidelizar os participantes do seu evento e, com isso, obter clientes! Mas antes de começarmos é de extrema importância que seu público esteja muito bem definido e que você o conheça, incluindo seus gostos e preferências, para dai então conseguir alcançar o objetivo sem gastos desnecessários.

Fidelizar e encantar o público são os maiores propósitos dos produtores e, em geral, quem gosta de um determinado tipo de evento tende a repetir a experiência. Mas, para isso, é necessário estar conectado a essas pessoas, manter a comunicação aquecida e informar sobre seus próximos passos.

Capriche no material promocional

O material promocional, vulgarmente conhecido como brinde é uma excelente isca para gerar público, mas sua real utilidade é entrar na casa das pessoas demostrando uma utilidade essencial para que a pessoa sempre se lembre da marca, como é o caso do abridor de lata, copos, canetas, camisetas, chaveiros, e ate mesmo objetos mais sofisticados com custo mais elevado como caixas de ferramentas, aparelhos de jantar personalizados e etc.

Ofereça desconto

Durante o evento, ofereça cartões de desconto, vouchers ou códigos promocionais para que seus convidados possam adquirir seus produtos ou serviços com desconto. Essa é a melhor hora para oferecer algo de proveitoso aos seus clientes, pois eles compareceram ao evento só para ouvir o que a sua empresa tem a falar.

Invista na construção da identidade visual do espaço 

Visual é tudo e você sabe disso. É o visual que impacta e traz recordações que ficam na memória para sempre. Então, na hora de montar a cenografia no espaço que será palco para suas ações invista em ideias que tenham a ver com a proposta e com o público esperado, sempre buscando trazer novidades no cenário. Aqui você confere mais dicas específicas de como trabalhar a cenografia para o seu evento.

Utilize a Realidade Virtual

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Impactante, impactante, impactante. Essa é a palavra que deve sair da boca dos seus convidados ao fim do evento. Para isso, não basta fazer mais do mesmo, você precisar inovar. Como? Opte pela intervenção da realidade virtual. Ofereça aos convidados momentos incríveis vivenciados em um ambiente programado sem sair do espaço em que estão. Lembre-se sempre de alinhar o que vai apresentar com a proposta da empresa.

Escolha o espaço adequado para seu evento

De nada vai adiantar todas as dicas acima se você não souber escolher o espaço ideal para ser palco do seu evento. Visite locais, calcule a metragem e avalie se o local escolhido comporta o formato do seu evento e se ele tem a ver com o seu tipo de público. O local escolhido será o local de imersão onde os convidados farão contato permanente com sua marca.

Monte um roteiro agradável para o evento

Coordenação nas atividades propostas é fator chave para evitar das pessoas ficarem perdidas no espaço ou ficarem apenas ouvindo horas a fio da voz de alguém palestrante. Monte um itinerário com intervenção para descontrair e interagir com os convidados.

Demonstre empatia e preocupação com seus convidados

Além de oferecer cordialidade, por que não criar um diferencial no atendimento e, com isso, proporcionar uma experiência ainda melhor aos participantes? É agora que você põe em prática tudo aquilo que pesquisou sobre o público. Vai receber vegetarianos em grande quantidade? Ofereça um buffet livre de carnes e com maior variedade de vegetais, por exemplo.

Ofereça uma experiência única

Explore cada segundo do evento, porque essa é a oportunidade única que a marca de passar sua mensagem ao vivo. Busque oferecer aos convidados uma experiência única durante as horas do evento.

Treine seus colaboradores

Atender bem para atender sempre. O ditado é antigo, mas muito sábio. Colaboradores bem treinados e dispostos a ajudar trazem muito mais vendas para a empresa. Invista sempre no treinamento de quem é o cartão de visitas da sua empresa. Antes do evento, faca reuniões com os trabalhadores, alinhe ponto a ponto, repasse as funções do local e certifique-se de a equipe responsável tem total domínio do que será proposto nas próximas horas.

Prolongue o contato pós-evento

Como já falamos aqui no Blog, não é porque o evento acabou e o convidado foi embora que você deve encerrar a comunicação com ele. Aliás, fazer isso seria como jogar rios de dinheiro na lama. É no pós-evento que você deve aproveitar o relacionamento que criou e prolongar o contato. Pesquisas de satisfação bem elaboradas fazem os convidados se sentirem importantes por poderem dar sua opinião para o crescimento da marca. Fotos, postagens, comentários sobre uma edição futura com um spoiler sobre o que haverá no próximo evento também geram interação e relacionamento!

Por fim, se ainda assim você quiser uma ajudinha extra e infalível de como fidelizar os participantes de um evento, converse com a nossa equipe de consultoria aqui.